#275: Belezas Perigosas – Gemma Doyle #1 – Libba Bray

, em quarta-feira, 26 de novembro de 2014 ,
Bookmark and Share

Editora: Rocco
Páginas: 323
Ano: 2008



Ela não tem os mesmos modos impecáveis de outras moças. Muito menos a graça e a desfaçatez para mentir em nome da Inglaterra. Gemma Doyle é tão somente a herdeira de um dom sobrenatural – visões do futuro que têm o desconfortável hábito de se tornarem realidade. Em Belezas perigosas, os leitores são apresentados a esta jovem protagonista, mandada para a Academia Spence, uma tradicional escola para moças, depois da tragédia que se abateu sobre sua família. Gemma vive sob o signo da culpa e da solidão, mas procura ouvir seus desejos e não se curva ante à repressão de uma época em que as moças eram treinadas apenas para conseguir um "bom" casamento. Mas é justamente em Spence que os poderes sobrenaturais de Gemma se revelarão, envolvendo as garotas mais poderosas da escola e levando-a a descobrir a ligação de sua mãe com um grupo muito antigo e misterioso conhecido como a Ordem.

Após assistir à morte de sua mãe duplamente – numa visão perturbadora que logo se confirma real – no dia do seu aniversário, em uma tarde quente e agitada em Bombaim, Gemma é mandada para Londres, onde o irmão se encarrega de matriculá-la na tradicional escola Spence para moças. Sob o lema "graça, charme e beleza", Spence, guarda, no entanto, em seu bosque, onde às vezes aparecem ciganos, sua capela, seus recantos secretos, mistérios que farão com que Gemma entre em contato com seu dom (ou seria uma maldição?) de forma cada vez mais intensa. O jovem Kartik bem que tenta ajudá-la a lidar com suas visões e alertá-la para os perigos de se envolver numa antiga e nebulosa história, mas Gemma não é do tipo que se deixa paralisar pelo medo. E encontra em Felicity e Pippa, duas das meninas mais invejadas do colégio, e até mesmo na humilde Ann, o impulso necessário para enfrentar seus próprios fantasmas.

Editei um pouco a sinopse do Skoob, pois está tão completa que seria desperdício de tempo repetir as mesmas coisas por minha conta. ;)
Belezas Perigosas é um romance de época, com poucas partes de romance e muitas doses de mistério e até de aventura. As personagens são adolescentes, mas não têm tanto aquelas ladainhas bobas e draminhas que podem ser maçantes nos livros jovens contemporâneos. É claro que há conversa sobre casamento e o homem dos sonhos e moda, porém isso se dá porque eram os assuntos femininos da época e as moças estudavam para atender a um certo padrão.
O mais interessante é que o grupo de protagonistas é homogêneo e heterogêneo ao mesmo tempo. Gemma, Felicity, Pippa e Ann são muito diferentes umas das outras desde a sua criação ao que almejam para o futuro, porém elas formam um vínculo de amizade que se estreita mais a cada incursão pelos mistérios de Spence e pelos dons de Gemma.
A personagem central é Gemma. Apesar de pertencer a uma família da aristocracia inglesa, cresceu na Índia e absorveu costumes locais além de se sentir mais independente. Pouco antes de perder a mãe, elas discutiam porque Tom, irmão mais velho de Gemma, já morava na Inglaterra a anos e a mãe não deixava a jovem mal visitar o país. Em Spence Gemma perceberá que tudo que a mãe queria era protege-la dos dons que ela nem sabia bem que tinha.
Felicity e Pippa são mais parecidas em criação. As duas pertencem à famílias aristocráticas, porém Felicity vem de um lar desfeito com a mãe tendo abandonado a família e o pai meio que ignorando a filha. Pippa, por outro lado, tem sua família próxima dela, mas sofre por ser romântica e sonhar com um príncipe encantado enquanto seus pais procuram um homem rico e de posição para casar com ela. Felicity quer ser independente e Pippa quer encontrar o amor, com o dom de Gemma elas podem alcançar seus desejos, mas a preços a pagar.
Ann é pobre e se educa em Spence por caridade de uma bolsa de estudos. Tudo que ela deseja é ser admirada. O dom de Gemma mostra que isso é possível, mas não acontece em Spence e sim num mundo paralelo para onde a jovem as leva.
O livro trata de desejos e poder, de como alcançar a ambos e que o caminho à grandeza tem consequências, as vezes, graves. Gemma e suas amigas perdem pessoas queridas, descobrem segredos obscuros e, principalmente, descobrem muito sobre si mesmas. Eu gostei demais e planejo terminar a trilogia logo, só desejo que haja um pouco mais de romance nos próximos, quem sabe. ;)

Nota: 4,8/5.

Trilogia Gemma Doyle:
  1. Belezas Perigosas
  2. Anjos Rebeldes
  3. Doce e Distante



Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Novembro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário