#142: Garota Exemplar - Gillian Flynn

, em quarta-feira, 27 de março de 2013 ,
Bookmark and Share


Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Ano: 2013

Sinopse (Skoob):
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?


Se eu fosse resumir a história e falar um pouco de cada personagem, provavelmente daria algum spoiler e um de vocês, futuro leitor, ia querer me matar, então hoje me aterei a comentar o que achei do livro Garota Exemplar.
Vou logo dizer que, contra a maré de pessoas alucinadas pela obra, eu não gostei tanto assim. Assumo também que thriller psicológico não é exatamente o meu território de conforto, mas eu gosto de ler justamente por ser um pouco fora das minhas escolhas normais.
Outro ponto que não me conquistou foi que alguns personagens não me cativaram e vários dos coadjuvantes que eu gostaria de ver mais explorados, não o foram. O livro basicamente foca no casal de protagonistas e os demais personagens gravitam em torno deles.
O que mais me agradou em Garota Exemplar foi a alternância de pontos de vista capítulo a capítulo entre o casal. Nos capítulos do Nick, a narrativa é bem masculina, mais direta. Quando é Amy quem narra, tem as nuances femininas e seus pensamentos complexos.
Assim, eu indico o livro por ser muitíssimo bem escrito.

Nota: 3,5/5.

Nenhum comentário :

Postar um comentário